Publicidade

Sesi 10k chega ao Recife com disputa entre brasileiros e africanos



Tudo pronto para a etapa Recife do Circuito Sesi 10k. Cerca de 3 mil corredores sairão da Rua da Aurora, a partir das 7h, em percursos de 10km e 5km, neste domingo , dia 18/12. O evento vai distribuir R$ 30 mil em prêmios e tem como favorito, entre os homens, o pernambucano Ubiratan José dos Santos, que tenta a redenção em casa, já que não vem bem em provas de curta distância, e entre as mulheres, a paraibana Mary Emanuelle, campeã e vice, das duas primeiras etapas do Circuito, Maceió e Fortaleza, respectivamente.

Os dois terão que bater os africanos Augustino Paulo Sulle e Angelina Daniel Tsere, originários da Tanzânia, vencedores da etapa do Ceará e que já confirmaram presença no Recife. Os dois, integram a equipe do LUASA Sports Caixa, treinada pelo premiado ex-maratonista Luiz Antônio dos Santos, radicado em Taubaté, no interior de São Paulo.  “Não é fácil correr aqui. O calor é muito grande”, comentou Angelina que está no Brasil há pouco mais de um mês e ainda não sabe se ficará para a Corrida de São Silvestre.

“Esse ano, Ubiratan não teve bons resultados em provas curtas porque estávamos focados nas maratonas, em virtude da tentativa para os Jogos Olímpicos”, explicou Daniel Pereira, treinador do pernambucano. “Nosso ano terminará por aqui pois estamos pensando mais no Mundial de Maratona do ano que vem. Mas estamos aqui pra brigar.”

Repetindo o sucesso dos anos anteriores, a organização reservou 2000 vagas para os trabalhadores da indústria que participarão gratuitamente. “A adesão foi um sucesso. No início da semana, as vagas já haviam sido preenchidas”, contou Danilo Mendonça, organizador do Circuito. “A qualidade de vida do trabalhador é o diferencial competitivo das empresas no século XXI. É por isso que o Sesi investe nessa parceria”, completou.

"No contexto empresarial, acumulam-se evidências da associação entre o bem-estar dos trabalhadores​s e a competitividade das corporações. Através do Circuito Sesi 10K, o SESI/PE reúne empresários, trabalhadores da indústria, seus dependentes e comunidade, estimulando a prática esportiva e estreitando as relações entre capital e trabalho, na busca pela melhoria da qualidade de vida e do exercício da cidadania", avaliou o superintendente do SESI/PE, Nilo Simões.

As provas de 10km e 5km têm largada marcada para às 7h, da Rua da Aurora, em Santo Amaro, sentido Olinda, Ponte do Limoeiro, Cais do Apolo passando pelo prédio da Prefeitura do Recife, Cais da Alfândega, Ponte Giratória, Av. Martins de Barros, Praça da República passando pelo Palácio do Campo das Princesas, de volta à Rua da Aurora. Os atletas da distância de 10km irão percorrer duas voltas nesse percurso e os atletas de 5km percorrem uma volta.

ESTRUTURA 

Além de promover a saúde e o fim do sedentarismo, a etapa pernambucana no Circuito Sesi 10k quer ajudar a desenvolver hábitos sustentáveis na população. Disponibilizará um bicicletário com toda infraestrutura de segurança necessária para que os corredores e as pessoas que vão acompanhar a corrida cheguem até o local do evento de bicicleta.

O evento conta ainda com área para massagens, guarda-volumes, alongamento, premiação, distribuição de chips de controle e kits da corrida, além de café da manhã e lanche balanceado para os participantes.

ALONGAMENTO

O alongamento é um ponto alto da prova. “A prática sempre foi muito difundida como benéfica para a atividade no sentido de prevenir lesões e preparar os músculos para absorverem melhor o impacto do exercício. É por isso que antes da prova uma equipe de professores faz o alongamento com os participantes”, explicou Henrique Figueira, responsável pela logística do evento.

O Circuito Sesi 10k é uma realização do Sesi em parceria com a Federação de atletismo de Pernambuco. Antes de Pernambuco, o evento passou por Fortaleza e Maceió.