Publicidade

Petrolina e Araripina: um ano sem futebol para os dois clubes do Sertão



Globo Esporte - Foto: Ednardo Blast/TV Grande Rio

Em 2016, os torcedores do Petrolina e Araripina tiveram que conviver com a ausência do futebol profissional nas duas cidades do Sertão pernambucano. A Fera Sertaneja e o Bode do Araripe não participaram da disputa da Série A2 do Campeonato estadual. Fora da briga pelo acesso, que neste ano foi conquistado pelo Flamengo PE e Afogados, o sonho de voltar a elite do futebol pernambucano ficou adiado, quem sabe, para 2017.

Ostorcedores do Araripina foram surpreendidos quando, em junho, aFederação Pernambucana de Futebol anunciou os nomes dos onze clubesque haviam manifestado interesse em participar da Série A2 e o Bodenão estava presente na lista. Na época, em conversa com oGloboEsporte.com, o presidente Borba Sampaio disse que os problemasfinanceiros atrapalharam os planos da agremiação.

–Problema financeiro. A gente só temcondições de participar se tiver um convênio com a prefeitura. Aprefeitura daqui está passando por dificuldades, um momento difícile o prefeito não está conseguindo fazer esse convênio – explicouBorba, na época.

Diferentedo Araripina, o Petrolina estava na relação dos clubes queparticipariam da Série A2. O clube chegou a realizar algunsamistosos, o técnico Neco dava mostra de que permaneceria no comando daequipe, o torcedor foi criando expectativas, o presidente daFederação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, disse que contava coma Fera no Campeonato, até que, em agosto, quando todos pensavam queos petrolinenses estariam na luta pelo acesso, o presidente do clube,Paulo José e Silva, mandou uma carta para a FPF desistindooficialmente da competição.

–Ele (Paulo José) mandou uma cartareclamando de um monte de coisas: falta de apoio, dinheiro,dificuldades para se adequar ao novo momento… – explicou oDiretor de Futebol da FPF, Murilo Falcão.

Forada única competição que poderiam participar em 2016, o futuro doPetrolina e do Araripina é incerto. A esperança dos torcedores éque os problemas sejam resolvidos e as equipes voltem o mais rápidopossível. Que 2017 seja melhor para o Bode e a Fera Sertaneja.