Publicidade

Filme pernambucano “O Gigantesco Imã” entra em cartaz na próxima sexta-feira em Serra Talhada

O longa metragem “O Gigantesco Imã”, premiado no circuito competitivo de cinema no ano passado, que apresenta a vida e a obra do inventor e cientista popular Evangelista Ignácio de Oliveira, chega este mês às salas comerciais de todo o país. Em Serra Talhada, o filme entra em cartaz na próxima sexta-feira (18) no Centro Dramático Pajeú, na Rua Henrique de Melo, 195, no Centro. Evangelista nasceu em Serra Talhada e leva a vida reciclando máquinas e equipamentos eletrônicos descartados, com os quais constrói desde câmeras de cinema, até instrumentos ópticos e astronômicos. Um dos diretores do filme, Petrônio, também é serra-talhadense e assina o documentário em parceria com o carioca Tiago Scorza.

Para a realização do filme, os cineastas conviveram com o protagonista durante 12 anos em diversos momentos. Sem nunca ter entrado em uma faculdade, Evangelista é capaz de discorrer sobre fenômenos físicos, químicos, astronômicos e sobre teorias que abordam a evolução do universo. O documentário mostra a saga de um personagem real, imerso no universo de uma ciência autodidata. Evangelista já foi entrevistado até no programa de Jô Soares, em 2006, quando o curta metragem “O som da luz do trovão”, produzido na época, contou algumas de suas invenções, como a construção de uma asa delta para pular do ponto mais alto de Serra Talhada na década de 1970.

O filme foi exibido pela primeira vez em Serra Talhada em agosto do ano passado, numa sessão especial que contou com a presença do protagonista. Agora, volta à cidade integrando a grade de exibição nacional em circuito comercial. O documentário foi premiado no 19° CINE PE, no 19° Festival Florianópolis de Audiovisual Mercosul e no 8° Festival de Cinema de Triunfo.