Publicidade

Microcefalia: Socorro Pimentel se reúne com diretora da IX Geres


Na condição de presidente da Comissão Especial de Acompanhamento aos Casos de Microcefalia no Estado, a deputada estadual Socorro Pimentel (PSL) se reuniu, hoje (26), na IX Gerência Regional de Saúde (Geres), em Ouricuri, com a diretora Joelma Rodrigues, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Iza Conserva, e a coordenadora de Regulação, Cláudia Aquino, para uma conversa sobre os casos de microcefalia na região.

No Sertão do Araripe há 70 casos suspeitos da doença, com dois casos confirmados, até o momento, e 32 sob investigação, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.

Para Joelma, a descentralização dos serviços feita pelo Estado (de Recife para Petrolina), facilitou o trabalho da IX Geres. Ainda segundo ela, a gerência de saúde está seguindo as normas junto aos municípios da região no apoio às gestantes e aos bebês com a malformação.

Socorro destacou a importância da abertura da UPA-E, no município, que está pronta há mais de um ano, mas ainda não foi inaugurada. "Se a UPA-E estivesse funcionando teríamos um apoio ainda maior para a reabilitação das crianças com microcefalia, como também a realização do exame de tomografia, para a confirmação do diagnóstico da doença", disse.

A deputada se comprometeu em levar as demandas à Comissão Especial da Assembleia Legislativa e ao secretário estadual de Saúde, Dr. Iran Costa, para acelerar as providências necessárias no acompanhamento aos casos de microcefalia em Pernambuco.